Luto. Estou em luto. Essa dor que um dia será conhecida por todos, que chega de repente e faz tudo mudar, que nos faz repensar na vida.

Nunca gostei de velórios e enterros, mas, pela primeira vez, entendi o porquê deles existirem: existem para os que ficam dividirem a dor de perder a mesma pessoa.

Nesse momento não existem palavras, então descobrimos a força dos abraços silenciosos. As lágrimas rolam enquanto compartilhamos a perda, o coração busca em vão um motivo, um aviso e uma lembrança que conforte.

A morte nos faz repensar a vida, as prioridades, as escolhas e o amanhã, o amanhã que lembramos não existir.

Todos os dias fazemos planos. Planos de comemorar o aniversário, de visitar os pais, de procurar pelos que amamos, de pedir desculpas àqueles de quem nos afastamos, mas a rotina e as obrigações muitas vezes nos fazem adiar esses encontros, o dia de um deles chega e não há mais nada que possa ser feito, todos os planos se vão ao chão e deixamos tudo para trás para dar um adeus tardio para alguém que não está mais lá…

captura-de-tela-2016-03-18-acc80s-23-14-38

Olhamos o caixão sem acreditar. Nós esforçamos para lembrar das justificativas que nos separaram daquela pessoa, mas agora elas parecem tão bobas, pequenas, apenas meras desculpas.

No maior dos clichês, encontramos as pessoas amadas ali e queremos que tudo seja diferente a partir daquele dia.

Encontramos corações tão arrependidos quanto o nosso por não terem feito mais, por não terem sido mais, por não conseguirem ter mais nada de quem partiu. Nem um abraço, uma palavra, nem uma chance de dizer o, às vezes temido e sentido, “eu te amo”. Será que ao menos o fizemos se sentir amado?

As três palavrinhas começam a sair engasgadas nos soluços para os que estão ali enquanto ainda há tempo…

É triste, mas realmente passamos a dar mais valor quando perdemos. Tem lições que só são ensinadas na dor e a maior delas vem para nos lembrar que não há tempo.

Não há tempo para você ver seu filho fazer o primeiro gol e nem mais um segundo para ver sua filha dar o primeiro passo. Não dá para voltar no tempo e esticar o último abraço, voltar as palavras e evitar as feridas que você já causou. Não existe tempo para dar o último beijo e dizer tudo aquilo que sente. Não dá mais para correr ao encontro de quem não está e nunca mais estará ali.

Se não agora, não dará tempo amanhã. Não dá tempo. Quando é que vamos entender isso?

Apenas ali, sentindo o gélido frescor da morte, percebemos que é tarde demais e não há tempo para mais nada.

Conquistamos tantas coisas com o suor do trabalho, perdemos momentos por reuniões que se alongaram e nada resolveram, permitimos que um problema que nos custariam um pouco mais nos tirasse a paciência com quem gostamos e tudo isso se perde ali diante do ponto final sem nova linha, parágrafo ou página, acabou o livro.

Então lhe digo isso antes que você trombe com esse luto e fique sem saber o fazer, antes que diga que ninguém lhe avisou, antes que perca quem tanto amou ou que você mesmo se vá: volte cedo para casa, ainda dará tempo de dar um beijo em quem ama para lhe desejar uma boa noite, parece bobo e pequeno agora, mas se amanhã você acordar e souber que ela não está mais lá, acredite, isso será tudo o que terá. Se amanhã você não estiver aqui, isso será tudo o que deixará para mim.

Venha agora, depois não há mais tempo.

15058649_1252964888107800_1462595490_n

Anúncios

Participe da conversa! 1 comentário

  1. Sempre disse a mim e aos amigos conte comigo quando estiver vivo.. Pq não irei em seu velório..Mas precisei ir.. Meu pai morreu!!! Em sua ultima ligação me disse:… Filha Eu te Amo!! Eu pude dizer ao homem da minha vida,EU TBM TE AMO, MEU PAI!!! No dia seguinte.. Estava eu pegando o avião e indo ver partir para longe de mim.Ele se foi ,mas sabia que era amado.. EU SOUBE QUE ME AMAVA.. NAO QUE EU NAO SOUBESSE… MAS ELE PODE SE DESPEDIR.. MESMO QUE SEM CONSCIÊNCIA AINDA QUE UM INFARTO NOS SEPARARIA.. BOM!!! 😢😭

    MEUS SENTIMENTOS..DEUS CONFORTE SEU CORAÇÃO!!😚

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

Thamires Alves