Sentando na varanda de sua casa, um senhor de alta idade observava as ruas vazias, bem diferente de outras épocas. O tempo estava chuvoso, e este clima era o mais atraente para aquelas crianças de antes. Tempos atrás sua preocupação era com as bolas que batiam nas suas janelas, ou as que sujavam suas paredes. Hoje sua preocupação é pelo fato de as crianças preferirem a tecnologia à experimentação de uma vida com mais contato com a natureza.

Apesar de alguns estresses que tinha quando a rua estava apinhada de moleques gritando e brincando, aquilo era a distração de suas tardes e as lembranças de seus tempos de infância. De uns 6 anos para cá, tudo mudou. A geração posterior não brincava mais, passava mais tempo em casa em frente à TV, ou distraídas com outras parafernálias criadas pelo homem para reter a atenção dos pequenos, dizia ele.

captura-de-tela-2016-03-18-acc80s-23-14-38

Cadê a experimentação da natureza? Onde estão as brincadeiras que tornavam as crianças mais sociáveis? Na verdade, estas coisas estão aí, mas foram suplantadas por meios que distanciam as pessoas que estão presentes. Lhe impressionava poder ver seus parentes distante por meio de uma tela, mas não via seus netos com frequência dentro da mesma casa, pois estavam trancados no quarto com seus aparelhos tecnológicos.

Ali, sentando na sua cadeira de balanço, sentindo a brisa de orvalho lhe tocar o rosto, naquela tarde nublada, ele se pôs a refletir. E com a saudade no peito, não resistiu a tamanha solidão. Havia um tempo que estava debilitado por causa de alguns problemas de saúde. Mas penso que sucumbiu pelo fato de não haver mais alegria naquele lugar. Não haver mais vida. Pois todos estão ocupados na missão de ver um mundo distante, enquanto há um mundo a ser experimentado ali perto.

Sentado, ele fechou os olhos. Deve ter desejado ir para um lugar em que sonhara reencontrar a sua infância, para poder desfrutar de toda a alegria que é viver em contado com o que Deus nos deu de presente: vivenciar o contato extraordinário com a natureza.

IMG_9205

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

Jhonata Santos